Fundamentos para Lapidação Cabochão

Lapidação Cabochão

Rodocrosita - corte cabochão

Corte de Cabochão é um desafio, mas com paciência e prática, qualquer pessoa pode aprender o ramo mais popular das artes lapidar Rhodochrosite .

Corte cabochão  é a forma mais popular de corte da gema . Embora exija uma quantidade justa de habilidade, quase qualquer um pode dominar esta técnica. O material áspero para a lapidação pode ser encontrado ou comprado barata. Muitas pessoas nunca compram este abrasivo e estão satisfeitos em cortar as muitas pedras que trocam ou encontrar. Claro que, como você ganha experiência, você pode, se quiser passar para materiais mais valiosos, como turquesa , lápis-lazúli , e até mesmo pedras fenomenais como olho de gato crisoberilo e preto opala .

Cabochão Ferramentas de Corte

Ferramentas para a lapidação podem ser tão simples e barato ou elaborado e caro como o seu gosto correr.

Genie, Diamond Pacific

A máquina de corte cabochão mais popular são encontradas nas melhores lojas do ramo . Normalmente tem seis polidores permanentemente montadas. Os dois primeiros são 100 e 260 grãos de diamante sobre rodas sólidas. Os outros quatro variam de 280 a 14.000 grãos. Eles têm um espuma de apoio, que está em conformidade com a curvatura das pedras. Existem dois “reservatórios” móveis que fornecem água às rodas para lubrificação. Você não pode polir tudo com um método, então esta máquina vem com um disco plano que pode ser montado no final. Este disco pode conter variedades suficientes de almofadas e polir compostos para polonês qualquer coisa que você pode encontrar.

As vantagens destes lapidadores são que você nunca gasta tempo alterando acessórios e que as rodas de diamante duram quase sempre. O custo é a principal desvantagem. Esta máquina é um grande investimento. Também é grande e pesado, o que é bom para uma instalação permanente. No entanto, se você precisar de portabilidade, esta não é a unidade para você.

Lortone

Lortone oferece uma unidade no preço mais baixo do que o Genie com um built-in de serra, uma roda de carboneto de silício moagem, um tambor de expansão, e um disco plano para o polimento. A qualidade da máquina e o trabalho que você pode fazer com ele são excelentes. A redução de custos vem nas rodas.

Silicon rodas de metal duro redonda no centro. Eles logo se tornam difíceis de usar e pode eventualmente tornar-se inutilizável. Para achatar-los, você precisa de uma ferramenta de diamante. Estas rodas não duram quase tão longo como  rodas de diamante . Uma boa roda de diamante de seis polegadas pode custar de três a sete vezes mais do que uma roda equivalente de carboneto de silício. Embora o custo inicial do carboneto de silício seja menor, no longo prazo o diamante é menos caro. Tenha isso em mente quando substituir uma roda ou construir sua própria máquina.

Quadrado-um-roda - corte de cabochão

Quadratura uma roda de moagem.

O Lortone também usa um tambor de expansão que tem quatro polegadas de largura. Para usá-lo, você coloca um cinto em torno do tambor, e, como a máquina vem até a velocidade, o tambor expande e mantém no lugar. Muitos tipos de cintos estão disponíveis. Eles vêm em carboneto de silício ou diamante e em grãos de 100 a 50.000. No longo prazo, estas correias custam mais do que rodas com diamante embutido, mas a diferença não é tão significativa como com as rodas de moedura de carboneto de silício. A principal desvantagem destes cintos é o tempo que leva para alterá-los entre grãos. Você precisará parar completamente a máquina, remover o cinto antigo, substituí-lo por um novo e, em seguida, trazer a máquina de volta à velocidade. Você precisará avaliar suas necessidades para decidir se esse atraso é significativo o suficiente para afetar seu trabalho e / ou prazer.

Rock Rascal

Uma das máquinas de corte cabochão menos caro é o Rascal Rocha . Tem somente uma estação (assim que você estará mudando acessórios constantemente) e prende somente rodas de uma polegada largas. No entanto, esta ferramenta tem sido no mercado há décadas, que fala volumes para sua durabilidade.

Mais opções

Há uma série de máquinas de corte cabochão disponível com uma variedade de funções e preços.

Algumas pessoas fizeram suas próprias máquinas. Os requisitos são: um eixo do diâmetro adequado para as rodas pretendidas, um motor, um sistema de roldanas para atingir a velocidade correta, e um método para manter as rodas molhadas. Isso geralmente é um sistema de gotejamento. Outro sistema simples é uma esponja disposta a sentar-se na água e constantemente limpar a roda limpa.

Você pode táxi em uma máquina de lapidação, mas você não pode faceta em uma máquina cabbing. Se você é um estudante lapidário de início e orçamento seus custos de equipamento, tenha isso em mente.

Você pode moldar seus táxis com as mesmas voltas grossas que você usa para faceting. Limpe sua volta grosseira, em seguida, coloque um pedaço de borracha de espuma de espessura de 1/4 “firme, em cima dela. Isto irá manter peças de 600 grit molhado / seco lixa (que você deve recortados) para alisar. Para polonês, substituir a lixa com um Lap Ultra , um pedaço de couro ou outra almofada de polimento carregada com seu composto favorito.

Turmalina - cabochão de corte 1109

Turmalina, cabochão oval de 12 ct, Brasil.

Cabochon Técnicas de Corte

O cabochão oval é a forma mais comum para táxis. Outras formas apenas exigem ajustes menores de técnica. Nesta seção, você aprenderá como cortar uma oval.

Slabbing

A maioria dos cortes começa com uma laje. Sim, isso significa que você vai precisar de uma serra. Alguns cabinas podem ser cortados sem slabbing, mas a maior parte vai precisar de ser cortado em 1/4 “a 3/8” fatias de espessura.

Começar pela colocação de um molde sobre a laje. Se o seu material é uma cor sólida, você está apenas procurando a maior peça que você pode cortar. Se o material tem um padrão, então você está procurando a forma eo tamanho com o apelo mais olho. Este é um pouco de um jogo de adivinhação, uma vez que o padrão vai mudar à medida que você volta ao topo. Olhe para ambos os lados da laje para ter uma idéia de como ela vai mudar.

Cabochon corte - modelo

Cabochon corte modelo

Um modelo não é sempre necessário. Alguns materiais valiosos, nomeadamente opala, geralmente são cortados de forma livre para a retenção máxima de peso . No entanto, você vai querer acabar com tamanhos calibrados e formas com mais gem material, uma vez que estes se encaixam em pré-made jóias configurações. Poupar um pouco de peso na maioria dos táxis, mas depois ter que gastar tempo e dinheiro para fazer configurações não é rentável.

Quando você escolheu sua área, marque-a para o corte. Uma caneta de alumínio é ideal para isso. A marca não vai lavar como uma marca de lápis. Além disso, muitos materiais gem irá absorver a tinta líquida, o que deixa uma bagunça unsightly e caro que tem que ser cortado. Uma vez que seu táxi é delineado, leve-o para a serra e corte o máximo de material possível. Até que você se acostumar com este processo, é útil para desenhar linhas de guia com a caneta de alumínio e uma régua.

Linhas de esboço e serra - corte cabochão

Cabochon esboço e viu linhas de guia

Se você estiver trabalhando com uma grande jóia, você pode passar para o estágio de moagem. Pedras menores devem ser dopadas para salvar os dedos de abuso desnecessário.

Modelagem

Agora é hora de começar a cortar. Se você está trabalhando com algo duro, como um pedaço de ágata , comece com sua roda mais grosseira. Se você estiver trabalhando com algo macio, como opala ou turquesa, ou algo pequeno, comece com uma das rodas mais lisas. Se cortar muito lentamente, você sempre pode ir para um grosso, mas começar suavemente é melhor.

Traga a sua máquina até a velocidade e obter a sua roda escolhida completamente molhado antes de começar a cortar. A água serve dois propósitos importantes. Ele atua como um lubrificante, mantendo a fricção e calor para baixo, e leva a swarf (o corte detritos). Isso evita que a roda se obstrua. A maioria dos fabricantes recomenda que você use um aditivo para lubrificação adicional. A menos que sua máquina é feita inteiramente do aço inoxidável, você necessitará um aditivo com propriedades preventivas da oxidação também.

Use o quarto inferior da roda ao moer. Se você tentar trabalhar acima da linha central, a jóia provavelmente será puxado para fora de suas mãos. “Puxado” é uma palavra mansa para o que realmente acontece. A jóia será arrancada violentamente de suas mãos e lançada para os confins da sua loja. Se você pode encontrar a pedra, ele provavelmente vai ser quebrado.

Comece por moer o material em excesso para baixo em direção ao contorno que você desenhou. Use um par de pinças para medir seu progresso. Os modelos são ótimos para formas, mas não são precisos para dimensões. Deixe-se algum espaço para os passos restantes. Dependendo do tamanho de seu táxi, você pode querer deixar um meio-milímetro ou assim. Isso é algo que você aprenderá com a experiência. A quantidade varia de acordo com a dureza do material e o tamanho da gema.

Uma vez que você forma o contorno, você vai começar o processo chamado de “casca da maçã.” Moer um chanfro a toda a volta da gema de cerca de 45 º , trazendo-2/3 a 3/4 do caminho até o fundo . Em seguida, moer outra bisel, a toda a volta a pedra, a cerca de 60 º.Deixe alguns dos cortes anteriores mostrando. Mantenha “descascar a maçã”, cortando biséis em ângulos cada vez mais íngremes, até que eles se encontram no centro.

Cabochon corte - moagem-peeling-a-maçã

“Descascando a maçã”, vista lateral de cortes de 45 ° e 60 °

Esta é a área que causa mais problemas para iniciantes. Pode parecer que apenas três cortes vão cobrir completamente a pedra, à exceção talvez de uma pequena área no centro. Isso não é bom o suficiente. Se você tem mesmo uma pequena área que é plana e não propriamente de cúpula, a cabine não vai tomar um polonês adequada. Para piorar a situação, a área plana será direito no topo, onde a maioria dos shows!

Você tem que ser paciente e aprender a obter a pedra inteira abobadada uniformemente. Olhe para a pedra de ambas as extremidades e ambos os lados. A curvatura deve ser uniforme em todas as direções e todo o caminho para o centro. Você deve fazer essa inspeção a cada passo, mas especialmente no primeiro, o estágio mais grosseiro. Todas as irregularidades são mais fáceis de corrigir agora do que mais tarde com os grãos mais finos.

Cabochão corte - moagem-uniformemente cúpula

Um dos desafios mais difíceis ao aprender cabochon corte é obter o gemstone inteiro uniformemente abobadado.

Este próximo passo pode parecer que você está ficando à frente de si mesmo, mas ele é apresentado apenas para que você sabe onde você está dirigindo. Como você está moldando o gem, deixar uma pequena área, vertical sobre os lados antes que ele comece a diminuir. Além disso, a areia muito pequeno chanfro na borda inferior do seu cinto . Isto é feito no estágio de lixamento fino. O bisel impede que a borda de lascar e também deixa uma pequena área de solda.

Cabochon corte - bezel-e-ajuste

Areia um chanfro muito pequeno na borda inferior de seu cinto para evitar lascar e permitir um pouco de espaço para solda.

Os táxis são geralmente colocados em um ajuste da moldura . A moldura, uma fina tira de metal, é soldada à peça principal. Portanto, você precisa de um pouco de espaço para a solda. Para manter a gema de forma segura, o painel tem de ser dobrada para dentro, ao longo da curvatura da pedra. A área vertical no lado oferece suporte sem ter que dobrar o painel longe demais. Quando terminar, você quer ver na maior parte da pedra. Você não quer que o painel de vir até agora sobre as bordas que distrai da jóia.

Estes passos são particularmente importantes com pedras de opala frágeis. Se você deixar uma borda afiada sobre o cinto, a pedra pode lascar ou rachar quando aperto o painel. Quanto mais íngremes os lados, mais apoio a jóia recebe. Claro, isso também pode ser exagerado. A ilustração acima mostra as proporções ideais do ponto de vista metalmith.

Suavização

Uma vez que você esteja satisfeito com a forma de sua gema, você vai começar a lixar os arranhões grosseiros. Se você estiver usando diamante, isso levará uma série de etapas. Normalmente, você usaria uma combinação como 260, 600 e 1200 grit. Inspecione sua gema após cada etapa. Procure a curvatura adequada, como você fez antes. Além disso, verifique se você removeu todos os arranhões grosseiros da etapa anterior. Isto é muito importante. Se você não obtê-los todos para fora antes de passar para a próxima etapa, você terá que fazê-lo novamente ou se contentar com um acabamento de baixa qualidade.

A jóia precisa ser seco para que você possa ver o progresso. Em um ambiente úmido, isso pode ser um desafio. Se possível, aquecer a sala antes de começar. Se você não pode aquecer o quarto, pelo menos use água morna. Tem muitas toalhas disponíveis. Seque as mãos antes de tentar secar a pedra.

Se você estiver usando carboneto de silício, tudo que você precisa é 600 grit. Ele se desgasta rapidamente e se torna o grão mais fino que você precisa para um pré-polonês. Infelizmente, estes têm usos limitados. Você pode precisar manter dois cintos 600. Use um para moldar e outro, bem usado para pré-polimento.

A qualidade de sua pré-polonês, o lixamento fino final, não pode ser exagerada. Este é o elemento mais importante na obtenção de um alto polonês. A superfície deve ser ultra suave, sem riscos visíveis a todos. Toda vez que você está tendo problemas para obter um elevado polonês, volte para a etapa de pré-polonês. Materiais macios como lapis e opala arranham prontamente com diamante. 1.200 diamante é um bom pré-polonês de ágata, mas você pode precisar de algo muito mais fina, como 3.000 ou 8.000, para gemas mais suaves.

Granada hidrogrossular - corte de cabochão

“Hydrogrossular”, cabochão cortadas de uma peça bruta de rosa granada hydrogrossular , por RHC Langendam está licenciado sob CC BY 3.0

Cabochons de polimento

Polir pode ser muito confuso para um iniciante. Existem centenas de métodos. Se você comprar uma nova máquina de corte Cabochon, provavelmente virá com um sistema de polimento. É um bom lugar para começar.

Aqui estão alguns truques do comércio lapidário:

  • Use óxido de alumínio em camurça, lado macio para fora. Este é o método de polimento mais versátil disponível. Ele vai colocar um alto polonês em mais materiais do que qualquer outro método.
  • Quartz responde melhor a óxido de cério . Isso faz bem para opala, também, mas tenha muito cuidado com o calor se acumular com opala. Pedras ficar quente rapidamente durante o polimento, e o calor pode destruir opalas .
  • Jade , por outro lado, necessita de uma grande quantidade de calor e atrito para polonês. Use óxido de cromo em couro ou feltro.
  • Diamante polonês pode ser usado em couro ou feitos especialmente almofadas. Entretanto, nunca ganhou a popularidade com cortadores de táxi que tem com faceters. É mais caro do que o óxido de alumínio e não oferece quaisquer melhorias significativas, exceto em rubi e safira .

Estes são os métodos de polimento mais comuns e mais úteis. Com eles, você será capaz de obter um espelho polonês em qualquer material. Esse espelho polonês é importante. É preciso uma quantidade razoável de trabalho para adquirir uma máquina de corte Cabochon, aprender a usá-lo, encontrar o áspero, orientá-lo e, finalmente, cortar um táxi. Obtendo que espelho-alto polonês em uma bela pedra faz tudo valer a pena.

Opala de fogo - corte cabochão

“Opala de fogo em 14 de ouro w aumentou sobreposição de ouro,” top-quality mexicana cabochão opala de fogo, por Jessa e Mark Anderson está licenciado sob CC BY 2.0

Julgando seu cabochon que corta

Ao examinar um cabochão, comece por julgar o polonês. Procure por quaisquer arranhões ou pitting que irá reduzir a quantidade de luz refletida a partir da superfície.

Em seguida, julgue a forma. Como é mesmo o contorno? Um cabochão deve ter uma curvatura uniforme em sua superfície. Olhe para a cabina de ambas as extremidades e ambos os lados. A forma (a curvatura) deve ser uma imagem espelhada de lado a lado. Nenhuma área deve ser mais espessa do que o seu oposto. Não deve haver abaulamento.

Examine a forma mais segurando o táxi para que a luz reflete fora de sua superfície. Mover a pedra preciosa para que a luz viaja através da parte superior. Se a superfície é cortado corretamente, você vai ver a banda de deslizamento luz refletida uniformemente sobre sua superfície. A faixa de luz começará a cobra se existem irregularidades.

Corte cabochão - polish1.gif

Pobre corte cabochão, bem como pobres polimento afetará movimentos como a luz em toda a pedra preciosa.

É mais provável que você veja um problema no topo do cabochão. Muitas vezes, uma pequena área será um pouco achatada. Do lado, isso é difícil de ver. No entanto, quando a luz passa sobre a área, é óbvio. O fato de que a luz não flui suavemente sobre esta área é por isso que o cabochão corte seria considerado segunda taxa. (Se você olhar de perto, essa área provavelmente não tem um bom polonês, quer).

Corações - corte de cabochão

O oval é a base para todos os cortes de táxi, até mesmo formas extravagantes , como retângulos, lágrimas e corações. “Corações”, cabochons em forma de coração, esquerda para a direita: hematita , quartzo rosa, olho de tigre , e dois sodalita pedras, por Mauro Cateb está licenciado sob CC BY 2.0

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos