GUIA DE CORES PARA GEMAS

UM GUIA RÁPIDO DAS CORES

Nesta Guia de cores para gemas,  é a sua mais marcante e sem dúvida mais importante característica de uma gema. Ao decidir sobre a cor de uma gema você deve considerar matiz , tom e saturação .

MATIZ RODA

MatizRoda de cor em GemSelectH ue se refere à posição de uma cor na roda de cores.

Há seis cores primárias: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Entre esses tons primários são tons secundários, tais como azul-esverdeada. Algumas pedras têm tons mistos.

Por exemplo, safiras pode ter uma tonalidade que varia de “ligeiramente púrpura-azul” para “ligeiramente esverdeado-azuis”, e rubis variam de “um pouco vermelho-alaranjado” para “um pouco vermelho-púrpura”.

Pedras preciosas que têm cores primárias principalmente puros são os mais valiosos. Estas pedras terá apenas um leve toque de outras cores na roda.

TomT um (também conhecido como valor ou luminosidade) refere-se à luminosidade relativa da cor. Outra forma de pensar de tom é como a percentagem de luz absorvida por uma cor.

ABSORÇÃO DA LUZ

Uma pedra que absorve nenhuma cor é branca, enquanto uma pedra que absorve toda a luz é preto.

Saturação S aturation (também conhecido como chroma ou intensidade) refere-se à quantidade de cor presente. Saturação é o fator-graduação de cor mais importante.Para ajudar a visualizar a saturação, imagine um copo de água.

Lentamente tinta azul é adicionado à água no copo. A cor vai gradualmente se tornar um azul mais profundo. Em outras palavras, a saturação aumenta proporcionalmente com a quantidade de tinta na água.

Um exemplo seria umrubi que estava vermelho como ele possivelmente poderia ser. Este rubi obteve máximo de saturação. Um rubi com a mais leve sombra de rosa possível teria a saturação mínima possível.

TONE

Tone ajudar a visualizar tom, imagine dois copos cada cheios de água. Adicionar duas gotas de tinta colorida em cada copo. Os dois vidros terá agora tonalidade idêntica e tom.

Cor compreensão agora adicionar mais duas gotas de tinta para apenas um copo. A tonalidade é o mesmo, mas agora este vidro tem um tom mais alto e saturação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você continuar a adicionar tinta para este vidro, o tom e saturação vai aumentar, mas só até certo ponto. O excesso de tinta vai, eventualmente escurecer a cor preta tanto que substitui o matiz, resultando numa diminuição da saturação.O verall, pedras que têm claras ou escuras tons são menos desejáveis do que as de tons médios.

No entanto, lembre-se que o tom ideal depende do matiz. A maior saturação de amarelo será sempre mais leve do que a maior saturação de laranja, o que em si é mais leve do que o mais alto verde ou vermelho, que é mais leve do que o mais alto azul ou roxo

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos