LAPIDAÇÃO CABOCHÃO

LAPIDAÇÃO CABOCHÃO

 

DEFINIÇÃO

Lapidação Cabochão  sempre quando citamos lapidação, sempre imaginamos aquelas lindas gemas das mais diversas cores com facetas, milimetricamente calculada e com o reflexo das cores que invadem nossos olhares.

Estes são nossos pensamentos quando ouvimos falar de lapidação, porém existem muitas formas de lapidação, entre elas vamos descrever sobre a lapidação tipo cabochão.

Pedras com lapidação em cabochão é muito usada no fabrico de Joias de Prata, onde usamos vários tipos e qualidades de Pedras Preciosas, neste caminho são fabricadas tanto Anéis, Pingentes, Pulseiras e por vezes algum objeto decorativo.

ESCOLHA DA LAPIDAÇÃO

Pedras em cabochão

Coleção de Pedras lapidada em Cabochão

Para escolha, quando lapidar uma pedra em forma de cabochão, primeiramente a maioria são Pedras, opacas, ou seja, a luz não passa através dela, existem dois tipos de lapidação em cabochão é o tipo polido, ou seja, totalmente lisa e polida, outro tipo é facetado, que na verdade é apenas “ilustrativa” porque o sentido do facetamento é o reflexo da luz sendo que neste caso apenas reflete superficialmente.

FORMAS DE LAPIDAÇÃO CABOCHÃO

Existem vários formatos de lapidação sendo a mais comum a Oval, temos também Redonda, Gota, Navete, Coração, Triângulo, Escudo, Quadrado, Octogonal e Retangular, estes são os mais comuns, podendo ter outras formas conforme a imaginação do lapidador.

PADRÕES

Da mesma forma que existe padrões de medidas para a lapidação facetada, também para lapidação cabochão segue padrões de medidas pois quando usada em fabricação em escala temos que usar padrões de medidas.

Pedra Turqueza cabochão

Pedra Turqueza cabochão.

SEUS NOMES

Como toda gema lapidada se tem nomes às partes lapidadas o tipo cabochão também se tem: a parte arredondada se chama Abóboda, e a parte inferior plana Base.

AS MAIS COMUNS

Entre as pedras mais comuns encontradas em lapidação Cabochão temos jaspe, ágata, olho de tigre, olho de falcão, crisoprásio, malaquita, lápis lazúli, jade, heliotrópio, rodocrosita, turquesa, calcedônia, quartzo azul, quartzo verde, ônix, hematita e rodonita, entre outros.

Pedras com inclusões mesmo translúcidas, diante das impossibilidades de facetamento se usa lapidar em cabochão, água marinha, ametista, citrino, esmeralda, granada, iolita, turmalina, quartzo rosa, rubi e safira, por exemplo.

Também pedras com dureza baixa com risco de trincas ao lapidar , se destina  a lapidar em                                                             cabochão, quartzo rutilado, quartzo turmalinado, quartzo com inclusões de pirita ou limonita.

Cristais de origem Orgânica também recebem Lapidação  Cabochão, por ser opacas e sua dureza ser baixa.

Temos ainda Pedras que tem efeitos ópticos especiais como Olho de Gato, Asterismo, Aventurinização, Opalização, Adularescência e Labradorescência

 

CONCLUSÃO

Bem este tipo de lapidação Cabochão é bastante conhecido, primeiramente que seus valores estão sempre em condições favoráveis e temos sempre lindas cores  e formatos a todos os gostos, então sempre que for, comprar uma joia de prata com pedra aprecie com carinho estas maravilhas que foram criadas na natureza e literalmente lapidadas pelas mãos dos homens.

Conheça nosso site sobre Pedras Preciosas

Receba Gratuitamente um E-BOOK sobre:

AS 12 PEDRAS PRECIOSAS MAIS FAMOSAS.

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos