LUPA DE BOLSO

tipos-de-lupa

Definição

LUPA DE BOLSO  É um aparelho que consta de uma ou duas lentes montadas em um suporte cômodo para seu uso. A Lupa de Bolso usada em joalheria tem que ser de dez aumentos (10X) já que se admite que a gema pura é aquela que observada sob essas condições não apresenta nenhuma imperfeição, especialmente para diamante. Uma boa Lupa de Bolso não pode ter aberração cromática nem aberração esférica. Para observar essas características deve-se usar um papel milimetrado que focalizado através da lupa não mostra, na margem do campo de observação linhas coloridas ou curvaturas nas linhas paralelas do papel.

Lupa de Bolso

Lupa de Bolso

Lupa de Bolso

Com a Lupa de Bolso  pode-se observar um grande número de características de uma gema: imperfeições de lapidação e polimento, brilho, zonas de cor, presença de fraturas e inclusões, identificação de “doublets”, etc.

Quando usar

Nas gemas de forte birrefringência, observa-se a duplicação das arestas do pavilhão, quando olhadas através da mesa da pedra, assim se diferencia um diamante de um Zircão (arestas duplicadas). As Turmalinas e Peridotos também exibem essa duplicação.

Como usar

Esta é uma lupa de uso obrigatório, a todos os profissionais que atuam no ramo das pedras, pois com este instrumento você pode detectar muitos dos itens que  levará a concluir, sobre a qualidade a natureza das pedras a serem avaliadas.

Então seu primeiro instrumento a ser adquirido será esta lupa de bolso .
Leia também:

LAPIDAÇÃO CABOCHÃO

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

 

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos