O QUE É ZIRCÔNIA?

Sua Característica

O QUE É ZIRCÔNIA?  é conhecida popularmente como apenas Zircônia, é o Oxido de Zircônio (Zr02), um material muito raro na natureza, porém é amplamente fabricado em laboratórios, como uma imitação do Diamante, sendo que a dureza da Zircônia é 8,5/9 na escala Mohz, sendo o Diamante tem a maior dureza na escala Mohz que são 10.

Sua História

Foi em 1930 que os cientistas descobriram a forma cúbica natural de zircônia em quantidades microscópicas – e eles perceberam que o material pode ser útil em tecnologias de laser.

Na década de 1960, o trabalho começou a tentar criar o formulário cúbico sintético do óxido de zircônio, mas com um ponto de fusão bem passado 2.000 graus Celsius o habitáculo do processo sintético mantido derretendo. Não foi até a década de 1970, quando os cientistas russos aperfeiçoou a síntese de zircônia cúbica – eo resto, como dizem, é história!

Quero conhecer mais sobre PEDRAS PRECIOSAS

 

É uma forma isométrica cristalográfica de óxido de zirconio! É também um dos mais populares tipos de diamantes simulados de todos os tempos, usados para criar brincos acessível, colares e anéis de casamento baratos e anéis de noivado que parecem semelhantes a peças de jóias feitas com diamantes reais.

Zircônia Cúbica é essencialmente feito com tecnologia de microondas em uma engenhoca conhecido como um “cadinho crânio”. Uma pequena quantidade de óxido de zircónio em pó “kits” é colocado no cadinho.

E uma pequena quantidade de cálcio ou de ítrio é adicionado como um estabilizador que força o óxido de zircónio para assumir a estrutura cúbica molecular necessários para criar uma pedra zirconia cúbico áspera.

 

Uma Joia com Zircônia Cúbica.

mundo-das-pedras

A Zircônia é considerada no ramo de Joalheria uma das maiores descobertas, visto que sua fabricação hoje é a nível industrial, e com alta qualidade em tecnologia, além de sua elevada dureza e durabilidade, sua cores e nuances imitam as Pedras Naturais, apesar de serem sintéticas seu uso e beleza é incontestável.

Opticamente duro e geralmente incolor que imita o Diamante, mas também pode ser fabricado em varias cores que imitam cores das Pedras Naturais, não podemos confundir com o Zircão que é o Silicato de Zircônio (ZrSi04)

O valor da Zirconia Cúbica

A Zircônia pelo seu baixo custo de fabricação durabilidade e sua semelhança com o Diamante, é considerado o mais importante simulador de diamantes, sendo gemologicamente bem próximo ao Diamante desde 1976.

Temos hoje cultivado em laboratório o Moissanite, gemologicamente melhor que a Zircônia, porém como é fabricado em baixa escala e seu tempo de fabricação é alto seu custo se torna seu preço maior que a Zircônia.

 Dados técnicos.

Seu peso específico é 5,6 a 6 Gr/cm2, é cristalograficamente isométrico semelhante ao do Diamante, este é o mais importante atributo a Zircônia, este material sintetizado contém uma porcentagem de estabilizador molar.
Gostaria de saber mais sobre GEMOLOGIA

A fim de evitar a formação de cristais monoclínicos, este estabilizador é necessário para formação de cristais cúbicos, que podem ser o ítrio ou o óxido de cálcio.

Seu ponto de fusão é extremamente alto (2750 graus Celsius), sendo inicialmente muito difícil seu derretimento e ao mesmo tempo sua industrialização.

Porém em 1976 aconteceu o ápice do desenvolvimento para o início da produção, onde até hoje se desenvolve graças às novas tecnologias e equipamentos modernos.

 

Conheça mais sobre Zircônias: http://www.syntheticgemstones.org/

Suas cores

Com a melhoria das tecnologias aplicada em sua fabricação e sua proximidade aos Diamantes, hoje temos grandes dificuldades em distinguir a Zircônia Cúbica  do Diamante visto sua semelhança.

Por vezes tem-se que usar laboratórios a fim de distinguir um do outro, também com as pessoa que sempre tentarão “passar” alguma imitação da mais preciosa das pedras que é o Diamante.

Catálogo de Cores das Zircônias

Catálogo de Cores das Zircônias

Se gostou desta matéria leia também:

http://www.artenasjoias.com.br/materia/pedras-brasileiras/

Seu uso nas joias.

Os cuidados com suas Joias de Prata com Zircônias devem ser constante, pois todas as joias precisam de limpeza e manutenção para que permaneçam sempre bem cuidadas e polidas, temos sempre que levar em conta as diferenças entre o metal que é produzida joia e a pedra nela cravada.

Pois a Zircônia Cúbica pode resistir a maiores atritos que a Prata, é há casos que o metal a qual foi fabricada a joia tem maior resistência que a pedra nela cravada, sendo assim sempre é bom, em caso de dúvida, levar sua joia para limpeza e polimento a um profissional de sua confiança.

Clique no vídeo abaixo e conheça mais sobre Identificação de Pedras Preciosas:

 

Leia também:

Zircônia Cúbica X Diamantes

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos