PEDRA ÁGATA

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Coleção de Agatas

Coleção de Agatas

PEDRA ÁGATA  esta é uma das Pedras Brasileiras com maiores diversidades de cores e mistura de cores, pois sempre se apresenta das mais diversas formas e coloração, sua formação cristalina é de microcristalina de quartzo, são formadas em “bandas” ou “faixas” de cores em formas sinuosas arredondadas, com padrões de cores encantadoras para nossos olhos, formando um lindo visual apesar de ser translúcida, com muitos estilos e padrões, sendo assim uma peça única, não havendo assim duas iguais.

 

 FÓRMULA QUÍMICA

Sua formula química SIO2, tendo uma nuances de cores muito variadas sendo: Branco, Vermelho, Verde, Amarelo, Azul, Laranja, Preto, Cinza, Rosa, Castanho e Roxo, formando por vezes cores únicas ou misturando-se formando um lindo visual.

SUA DUREZA

Sua dureza é 7 (Escala Mohz), Sistema Cristalino é Hexagonal, Índice de Refração 1,54-1,55, seu SG 2,63-2,65, tem transparência translúcida, com dupla refração de 0,0009. Pertence a Classe Mineral Quartzo (Calcedônia).

Variedades de Agatas

Pedra Ágata

 

SUA HISTÓRIA

A principal característica de uma Ágata é que suas “faixas” ou “bandas” tem que serem unidas com exceções Ágata Dendríticas e as Ágata de Musgo existem ágatas com formação de cores Preto e branco, existe algumas formas de Calcedônia branco e faixas avermelhadas, também tecnicamente pode ser chamado de Ágata, com a descoberta de enormes jazidas de Ágata no Rio Grande do Sul, hoje o Brasil é um grande produtor de produtos a partir das Ágatas, vão desde a lapidação de pedras tipo cabochão ate peças de adornos, diante de sua beleza e facilidade de manufatura.

 SEU USO

Hoje com a industrialização e mecanização dos garimpos existe excesso de Pedra Ágata, porém com nomes variados a fim da valorização das mesmas, os comerciantes e colecionadores dificilmente usam o nome Ágata, a fim de não desvalorizarem seus produtos e alem da facilidade do tingimento que é comumente usado.

PEDRA ÁGATA

 

Anel com Ágata

Anel com Pedra Ágata

Ágata olho, Ágata bandada ou listrada, Ágata dendrítica, Ágata endrítica, Ágata amuralhada, Ágata de fogo, Ágata orbicular, Ágata musgosa, Ágata paisagem, Ágata tubular, Pseudo- ágata, Ágata Ruinosa, brechada.

 SUAS ORIGENS

Brasil, Argentina, México, Uruguai, Botsuana, Índia, Austrália, Polônia, Estados Unidos (Montana, Dakota do Sul,  Wyoming, Oregon, Arizona).

Apesar de sua abundância  no Brasil nunca podemos desprezar a beleza da combinação de  suas cores, mesmo as tingidas pelas mãos dos homens.Pedra Brasileira Ágata

 

Leia também:

Pedras Preciosas Brasileiras

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos