PEDRA CORAL

PEDRA CORAL

Pedra Coral é o nome de um grupo de animais marinhos, que vivem em ambiente muito restrito, em águas quentes, sempre acima de 20 º C e claras sempre águas calmas e rasas em até 40 metros de profundidade, sempre indicam a qualidade e temperatura da água onde vivem, ou seja, caso aconteça algo com eles, indica que as condições da água estão em desequilíbrio.


São animais com vida no fundo dos mares, são formados em grandes colônias chamado Corais de Pedra que se desenvolve em grandes “arvores” formando assim os recifes de Corais.

Sua composição

Sua composição química é de Carbonato de Cálcio (87%), Carbonato de magnésio (7%) e outras substancias em pequenas porcentagens.

Onde estão?

Recifes de Corais

Recifes de Corais

Pela sua beleza e fragilidade e por estarem próximo à superfície das águas do mar, o homem tem retirado os Corais de forma predatória, ocasionando assim a diminuição deste ecossistema importante para a vida marinha, calcula-se que 27% dos corais do mundo já foram depredados de forma irreversível, existem geólogos que preveem daqui a 50 anos já não exista Corais.
São retirados da natureza para os mais diversos fins desde para enfeite de aquários, fins ornamentais em geral, e também como gema para joias.
Com o aquecimento global os Corais também sofrem, pois grandes números de animais marinhos vivem e se reproduz entre as arvores.

Propriedades

Peças de coral vermelho

Pedra Coral  in natura

Os Corais para uso gemológico são transparentes a opacos, nas cores vermelha rosa ou laranja, apresentam outras cores como branco, preto, marrom, azul ou creme, porém não para uso gemológico.
Tem baixa dureza (3,5 a 4,0), sendo assim são frágeis e com facilidade eles se quebram.

Ocorrência

São encontrados em mais de uma centena de países, no Brasil sua ocorrência se dá desde o sul da Bahia até o Maranhão.

Uso e aplicação

Existem relatos que seu uso data de desde 1.200 AC, seu uso gemologico é principalmente para fabricação de Camafeus, Colares, Pulseiras e também pingentes em estado bruto.

Imitações

Esta Gema orgânica é uma das mais imitadas, pela facilidade, pois é opaca e é facilmente “fabricada” com Jarina (Marfim Vegetal) colorida artificialmente, borracha misturada com Gipsita, pó de mármore com cola, com resina colorida, ou seja, a criatividade é muita quando a demanda deste material tem grande aceitação.

Cuidados

Por ser uma gema frágil todo cuidado é pouco, não colocar em contato com nenhum ácido, ou sabão e sempre lavar com sabão neutro, não deixar próximo a locais que possam ter a temperatura elevada, pois poderá danificar e dificilmente conseguirá “dar vida” a ele novamente.
Quando for comprar uma Joia com Coral tenha sempre na mente que é ma gema frágil, e deverá ter cuidados especiais com ele.

 

 Leia também:

PEDRA TURQUESA

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos