PEDRA QUARTZO

INTRODUÇÃO

 

PEDRA QUARTZO-Vamos tratar esta matéria como Grupo de Quartzo, diante da grande variedade existente sobre a terra, sendo assim o mineral mais comum com uma enorme quantidade de cores que nos presenteia, e produzem muitos tipos de Pedras Preciosas sendo as mais conhecidas Ametista e Citrino, outras formas importantes para a Gemologia é a Calcedônia que tem sua estrutura Microcristalina, de formação compacta, sendo assim também a Calcedônia suas variedades são Ágata, Cornalina, Olho de Tigre e Crisoprásio.

Pedras do grupo Quartzo

Pedra Quartzo

 ESTRUTURA QUÍMICA E FÍSICA

Apesar de uma grande variedade de nomes e formação este Grupo mantém algumas características iguais, sendo sua Formula Química SIO2, Dureza 7 (Escala Mohz), Sistema Cristalino Hexagonal, Índice de Refração 1,54-1,55, SG 2,63- 2,65, sua transparência de Transparente a Translúcido sua dupla refração de 0,009, característica depois de cortada é vítreo.

PEDRA QUARTZO

Todo mineral o que define sua cor são as impurezas existentes em seu sistema cristalino e o Quartzo tem uma enorme variedades destas impurezas visto assim a sua grande quantidade de cores, vamos abaixo relacionar sua cores e nomes mais comuns e conhecidos:

Quartzo Rutilado

Coleção de Quartzo Rutilado

AMETISTA é uma variedade mais conhecida pela nuanças de cores a partir da cor roxa, tendo assim uma grande variedade até a um liláz claro, leia mais sobre Ametista.

 

Gostaria de conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA

CITRINO é outra variedade do quartzo com uma grande nuances de cores do amarelo, laranja até marrom-avermelhado, estas cores também são conseguidos a partir de tratamento térmico da Ametista e Quartzo esfumaçado, o Citrino tem a variedade da cor Amarelo ou Limão e comumente chamado de Lemon Quartzo.

 

SMOKY QUARTZO é assim chamado pela sua tonalidade de marrom até preto, também conhecido de Quartzo esfumaçado.

 

Gema Ametista.

Ametista.

QUARTZO ROSA é a variedades que se destaca pela sua coloração de rosa clara até rosa média, podendo também ser leitosa ou turva.

 

CRISTAL DE ROCHA é uma variedade com sua transparência acentuada, com pouco valor gemológico visto sua transparência.

 

QUARTZO BRANCO com sua cor branca e leitosa variando de translúcida a opaca, não tem seu uso em Joias.

 

QUARTZO RUTILADO é uma formação muito característica, pois o quartzo incolor com inclusões de rutilos, dentro formando um desenho único e existem rutilos com várias cores e modelos.

Pedra Citrino natural.

Citrino

 

AMETRINO tem uma coloração muita interessante de ametista roxa e amarelo acastanhado, de pouco interesse gemológico.

 

PRASIOLITA OU QUARTZO VERDE apesar de pouco valor, pela característica de seu verde, por vezes é chamado de ametista verde, onde se valoriza a gema.

QUARTZO AZUL é raro na natureza, sendo assim seu valor quando encontrado é sempre alto, porém sempre temos substitutos a altura de sua beleza como a Safira Azul.

 

OLHO DE TIGRE por ser translucido sempre o encontramos lapidado em forma de cabochão, sua cor amarelo dourado a pardo dourada, é inconfundível.

Se você quer conhecer mais CLIQUE AQUI

 

 SEU USO

Seu uso é muito comum em várias setores da joalheria como dos enfeites em geral visto seu baixo preço e em grande quantidades extraída, são usadas para fabricação de pulseiras, pingentes, colares, bijuterias, e grandes esculturas, porém nunca podemos desprezar sua beleza e brilho diante da grande nuances de cores e formas.

 

ONDE ENCONTRAMOS

 

Diante da quantidade encontrada no mundo, está presente em vários locais do mundo sendo o Brasil o principal produtor, Madagascar, Índia e os EUA (Arkansas).

Leia também:

Pedra Preciosa Ametista

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

 

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos