PEDRA RUBI

rubis

 

SUA BELEZA

Pedra Rubi ,  sua cor vermelha brilhante é inconfundível, dizem que vê uma Pedra Rubi, natural nunca se esquecerá de sua cor e beleza, sua dureza, durabilidade e raridade faz desta Pedra uma das cobiçadas é desejada de 9 entre 10 mulheres.

As mais conhecidos são de cor vermelha, porém existe coma cor branca, além de rara descaracteriza sua cor preferencial que é vermelha.

Gostaria de conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA

 

Essencialmente Pedra Rubi Pedra Preciosa e Pedra Safira são iguais física e quimicamente exceto pela cor, com sua beleza e cor inconfundível faze dela uma preciosidade sem comparações.

Pedra Rubi

Pedra Rubi lapidada Gota

 CARACTERÍSTICAS

Sua formula é Al2 O3, tendo como dureza 9,0 (escala Mohz), seu sistema cristalino é hexagonal, Índice de Refração 1,76 a 1,77, sua Densidade Relativa 3,9- 4,1, sua transparência vai de transparente a opaco, Com Dupla refração de 0,0008 seu brilho de Vítreo a Adamantino.

Pertence ao  Grupo Corindon ,    que faz parte também a Pedra Safira.

 SOBRE O RUBI

Sua cor vai do vermelho brilhante até castanho avermelhado, sua cor preferida é o vermelho profundo sangue ligeiramente azulado, é a única com a cor tão acentuada no vermelho, este Rubi é conhecido como “Burmese Rubi” ou “Sangue Rubi Pigeon”.

Porém os melhores Pedra Rubi Preciosa são os da Burmese Rubi, tem seus valores semelhantes aos Diamantes, também a Tailândia produz uma qualidade excepcional, com técnicas apuradas se consegue “tirar” pequenas inclusões dos Rubis.

O tratamento térmico também é utilizado a fim de melhorar a qualidade dos mesmos, existe Rubis com Asterismo são os que refletem uma estrela e são conhecidos como “Rubi estrela”, apesar de seu grande valor existe qualidade de Rubis Opacos e semiopacos e com grandes falhas ou com inclusões e com rutilo sendo seus valores muito aquém dos valores de Rubis Extras.

 IMITAÇÕES

 

Pedra Rubi

Pedra Rubi em forma de Coração

Sendo assim supervalorizado, desenvolveu-se através do processo Verneuil, sua fabricação, imitando assim esta tão cobiçada Pedra, somente em laboratórios e muita prática que se pode fazer uma verdadeira avaliação de sua originalidade.

 USO NA JOALHERIA

Rubi sempre foi à pedra mais popular e mais cobiçada e amplamente usada em Joias, e muito comum em Anéis de formatura, onde normalmente se é cravada uma imitação de Rubi, porém é muito usada em fabricação de Anéis de Prata, Pulseiras, Brincos e Colares, usando assim Rubis de qualidade inferiores que são mais baratos.

Em Joias finas sempre o faz um casamento perfeito é a combinação dos Rubis com os Diamantes.

VARIEDADES

Pedras Vermelha

Pedras Vermelha

RUBI BIRMÂNIA- São os rubis produzidos na Birmânia, pela sua qualidade.

RUBI BURMESE- Rubis com vermelho excepcional, este termo também é usado para definir Rubis sintéticos.

RUBI SANGUE DE PINGEON- São os mais famosos pela qualidade da cor Vermelho sangue.

Rubi Fuschite com seu vermelho escuro.

RUBI ZOISITE com mistura de opaco vermelho, com muito contraste é comumente usado em cabochão devido sua baixa qualidade.

RUBI ESTRELA conhecido por exibir o asterismo na maioria das vezes em forma de estrela de seis pontas.

SEUS TRATAMENTOS

Comumente são submetidos a tratamentos térmicos a fim de melhorar sua cor, ou seja, queimar certas inclusões, como nas Esmeraldas também é usada à técnica de preenchimento de fraturas para esconder as falhas, assim sendo os comerciantes sempre conseguem de alguma forma valor seus produtos com algumas técnicas.

Quero conhecer mais sobre PEDRAS PRECIOSAS

FONTES DE RUBI

Pedra Rubi Bruta

Pedra Rubi natural

Bangkok na Tailândia é um grande centro de comércio dos Rubis, como Chantaburi na Tailândia, Mogok Burma (Myanmar), outra fonte é Madagascar também Sri Lanka, Índia, Camboja, Vietnã, Tanzânia, Moçambique, Afeganistão, Paquistão, Tajiquistão, Austrália e EUA (Carolina do Norte).

SIMILARES

Existe Grande semelhança com o Rubi Spinel, e com a Turmalina (Rubilita) que se assemelha ao Rubi porém é muito raro.

Leia também:

Pedras Vermelhas

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos