PEDRA TURQUESA

SUA ORIGEM                           

A Pedra Turquesa é de origem mineral e é muito conhecida pelos seus lindos tons de azul, azul verde, amarelo verde comumente usamos do nome Turquesa para definirmos alguns tons de azul, tem sido estimado como uma pedra preciosa, seu uso mais comum é para a produção de pedras para a indústria de Joias e ornamentos, porém seu uso é muito comum fabricação bijuterias pela sua cor azul ela combina com os vários tons de azul das vestimentas, é uma das cores mais conhecidas Azul Turquesa.

CORES DA TURQUESA

Anel com Turquesa

Lindo Anel com Turquesa

Minerais azuis são raros na natureza por isso a Turquesa chama a atenção para o mercado de pedras preciosas, sua cor é sempre desejada azul céu é um azul próprio, porém algumas pessoas denominam como Azul Persa, o mineral ferro é que dá mais verde para um azul turquesa na proporção de sua quantidade.

PROPRIEDADES FÍSICAS DA TURQUESA

Suas propriedades físicas são: sua classificação química ela é um mineral, suas cores principalmente azul que é o mais desejado, porém temos em pequena quantidade outras cores que são verde azul, verde e amarela, muita vezes com marrom, preto, seu brilho seroso e subvítreo normalmente ela é opaca, e sua dureza é 5-6 dureza MOHZ, sua densidade é 2,6 a 2,9, dependendo porosidade da pedra, sua composição química é CuAl6(PO4)4(OH)84H2O, seu sistema cristalino é triclínica, seu uso mais comum é como pedra preciosa e também como pedra decorativa.

OCORRÊNCIA DA TURQUESA

Turquesa dificilmente encontrada em cristais uniformes, normalmente encontrados agregado de micro cristais quando os micro cristais estão aglomeradas, turquesa tem uma porosidade mais baixa, maior durabilidade é um brilho superior.

Porém a maior quantidade de ocorrência turquesa prova que muitas vezes é tratada em imersão de cera derretida onde impregnado com plástico polímero para melhorar sua aparência, onde se preenche os veios dando assim uma aparência melhor a pedra reforçando a sua estrutura e dando maior durabilidade, as maiores minas de Turquesa estão nos Estados Unidos, China, Chile, Egito, Irã e México.

Pedra Turquesa cabochão

Pedra Turquesa cabochão.

TURQUESA NOS ESTADOS UNIDOS

A maior produção de Turquesa nos Estados Unidos foi localizado Sudoeste árido, sua maior produção tem sido em torno de depósitos de cobre Arizona, Novo México e Nevada, as grandes minas de cobre a céu aberto facilitam a extração turquesa.

TURQUESA JOIAS E ARTE

Temos o registro mais antigo da Turquesa como um ornamento de joias no Egito antigo sendo que algumas foram encontradas enterradas ha mais de 6000 anos, sendo até hoje Turquesas muito apreciada pelas mulheres diante da beleza de seus tons de azul.

IMITAÇÃO DE TURQUESA

 

Por ser uma Pedra com tons desejado, além dos tratamentos já mencionados, banhos de cera quente e preenchimento das fissuras com polímeros, então temos materiais usado para “fabricar” Turquesa como vidro, plástico, materiais cerâmicos e resinas, todos com aparência da Turquesa imitando sua cor azul.

POSSIBILIDADE DE CONFUSÃO                                                      

Pedra Turquesa

Pedras Turquesa roladas

A Howlite e Magnesita

São minerais da cor cinza claro e branco que aparecem na natureza como uma teia de aranha visto em algumas Pedras Turquesa, elas podem tingidas qual é a cor azul Turquesa e ficaram parecidas com a Pedra Turquesa, essas pedras a melhor imitação da Turquesa muitas vezes confundindo os compradores, pensando que são Turquesa, porém é de origem desconhecida, como a maioria das Turquesas são lapidadas de forma em cabochão estas imitações ficam difíceis de serem descobertas, pois com o tingimento dos minerais, os mesmos ficam muito parecidos com a Pedra Turquesa.

Verificar a autenticidade de uma Pedra no caso Turquesa é necessário destruição da pedra por isso a maioria das vezes não é questionada a autenticidade das mesmas.

Leia também:

Pedra Coral

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos