PEDRAS CABOCHÃO

 

SUAS CARACTERÍSTICAS

 

Pedras tipo cabochão, vamos nesta matéria esclarecer muitas dúvidas quanto a este tipo de lapidação muito conhecida e muito usada no mercado de Pedras e Joias, vamos primeiramente esclarecer a diferença entre Formato da Pedra e Tipo de Lapidação.

Pedras CabochãoFORMATO DA PEDRA

É a forma geométrica a qual a pedra está, tendo como referência seu contorno, ou seja, pode ser: quadrada (carrê), redonda, retangular, oval, gota, coração, navete, triangular, para estas formas temos padrões que o mercado segue a de conseguirem fabricação em série produtiva, ainda uma infinidade de formas irregulares onde são montadas em caixas especiais para fabricação de brincos, pingente e anéis exclusivos, são joias única por terem seu formato e lapidação exclusiva.

 

TIPOS DE LAPIDAÇÃO

Tipos de Lapidação se refere à busca da melhor apresentação da pedra, nas Pedras Preciosas Brasileiras , sempre se busca o melhor aproveitamento e a busca da melhor “impressão óptica” buscando os melhores ângulos para que a pedra “mostre” sua cor da maneira que a valorize, temos então 3 tipos de lapidação sendo:

 

LAPIDAÇÃO EM FACETAS

Pedras em cabochão

Coleção de Pedras lapidada em Cabochão

Lapidação em Facetas o próprio nome esclarece, são pequenos planos, chamado de facetas, onde se procura os melhores ângulos, pois são através das facetas que a luz “entra” na pedra e reflete e intensifica sua cor, para cada formato.

Lapidação em Facetas de pedra se usa uma técnica diferente de facetar uma pedra, lembrando que sempre se busca os melhores ângulos para apresentar a pedra e sua beleza.

LAPIDAÇÃO LISA

Lapidação lisa este tipo de lapidação é usada principalmente nas lapidações tipo cabochão, em lapidação de esferas, oval e outras onde se consegue uma superfície lisa ou abaulada.

Anel com cabochão

Lindo Anel com Pedra Cabochão facetada

LAPIDAÇÃO MISTA

 

Lapidação mista é aquela onde se usa a lapidação facetada conjugada com a lapidação lisa, existe no mercado algumas pedras e tipos que se usa este artifício.

 

Hoje no mercado encontramos uma grande variedade de pedras cabochão, sendo que normalmente por seu baixo custo, visto as pedras lapidadas em cabochão são as opacas, que não permite que a luz “entre”.

Absorve a luz diferente das translúcidas que a luz entre e reflita, por causa das facetas na parte inferior da mesma, são sempre pedras as quais tem pouco valor gemológico, sendo as mais conhecidas são: Ônix, Olho de Tigre, Ágata, Opala, Turquesa, Madre pérola, Lápis-lazúli e muitas outras pouco conhecida.

 

Assista um vídeo esclarecedor sobre o assunto https://www.youtube.com/watch?v=nrOPcu3Tt7U

 

Pedra em Cabochão estão sempre montada em Joias de Prata, onde em contraste com a cor da prata apresenta melhor sua cor e sua beleza.

 

 

Leia também:

PEDRAS PRECIOSAS TURMALINAS

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos