PEDRAS PRECIOSAS BRASILEIRAS

 INTRODUÇÃO

Pedras Preciosas Brasileiras, o Brasil é um grande produtor de Pedras Preciosas, com pedras que são exportadas in natura, como lapidadas, sendo que as Pedras in natura são lapidadas em países onde a mão de obra dos lapidadores é de baixo custo e por vezes estas mesmas Pedras voltam ao Brasil com preços inferiores ao praticados internamente, bem este é um dos fenômenos que acorrem com a globalização.Mapa do BRASIL em Pedras

 

O Brasil tem sofrido também com a ilegalidade do comércio de Pedras Preciosas Brasileiras visto a sua portabilidade, e facilidade do comércio em outros países.

NOSSA PRODUÇÃO

No Brasil se produz cerca de 90 tipos de Pedras, apesar de sermos grandes produtores de pedras, também temos todos os tipos de imitações desde a melhoria da cor através da irradiação ou “queima”, com o aquecimento a abertura das fissuras e preenchimento de corantes a fim da melhoria das cores, como os “doubles”, as imitações em resina e vidro e muitas outras práticas ilegais e por vezes enganosas.

 

Mesmo assim nossas Pedras Preciosas Brasileiras tem alcançado preços competitivos no mercado Europeu e Americano, visto sua raridade e beleza.

 

 A PRINCIPAL CIDADE

A cidade de Theófilo Otoni é considerada a Capital Mundial das Pedras Preciosas Brasileiras, onde temos muitas minas em atividade, porém atraem muitos vendedores de outras regiões, porém não se pode desprezar a importância desta cidade entre as mais importantes em relação a Pedras preciosas.

LOCAIS ONDE SE ENCONTRA

Temos grandes reservas de Ágatas, Ametistas, Opalas, Esmeraldas e outras em menor escala de produção.

 

Entre as principais minas de extração de Pedras temos:

 

Ágatas: Rio Grande do sul, Minas Gerais e Goiás.

 

Ametista: Ametista do Sul (RS) Minas Gerais

Pedras do grupo Quartzo

Grupo Quartzo

 

Opalas: Piauí

 

Esmeraldas: Bahia, Goiás.

 

Safira: Minas Gerais

 

Citrino: Goiás, Bahia, Minas gerais e Rio Grande do Sul.

 

Água Marinha: Minas Gerais

 

Quartzo: Minas Gerais

 

Crisoberilo: Rio Grande do Sul. Minas Gerais, Mato grosso do sul.

 

Granada: Nordeste, Minas Gerais.

 

Topázio: Roraima

 

Turmalina: Minas Gerais

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem estas pedras são as principais, não podemos desprezar as outras pedras garimpadas em menor quantidade, porém na menos importante.

Nos dias de hoje com a facilidade  de Exportação e Importação, alguns países principalmente os Chineses, compram de toneladas de Pedras in natura , levam para seus países lapidam e retornam e revendem com valores muito abaixo dos praticados aqui na Brasil.

Pedras Preciosas Brasileira.

Coleção de Pedras do Brasil

 

 

Leia também:

Pedra Topázio

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos