PEDRAS PRECIOSAS TURMALINA

turmalinas

 SUA ORIGEM

PEDRAS PRECIOSAS TURMALINA é uma das pedras mais coloridas, vamos tratar como Grupo das Turmalinas são as cores Rosa, Vermelha, Azul e verde as mais comuns e conhecidas, sua característica principal é que sua formação é de vários componentes, causando assim sua variedade de cores.

As cores mais tradicionais e conhecidas são: Rubelita que é a variedade de cores vermelha e rosa, Indicolite que é a variedade azul e Turmalina Melancia que é multicolorida de verde e vermelha.

 HISTÓRIA

Ultimamente temos aqui no Brasil em 1989, a Turmalina Paraíba, conhecida também como neon azul, com uma cor azul existente apenas aqui no Brasil, com seu valor ao preço dos Diamantes, veste sua beleza e raridade.

Quero conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA

 

As formas mais comuns são PEDRAS PRECIOSAS  TURMALINA  verdes, e Turmalina Preta esta ultima sem valor gemológico, pela sua baixa dureza, é mais usada em forma de pó para uso em produtos de beleza, e outros produtos.

Sendo assim sua formula varia de acordo com a variedade de alguns compostos químicos, porém a formula mais comum é: (Na, Ca) (Mg, Li, Al, Fe 2 +) 3 Al 6 (BO 3) 3 Si 6 O 18 (OH) 4, as cores mais comuns são: Branco, Incolor, Azul, Vermelho, Verde, Amarelo, Laranja, Castanho, Rosa, Roxo, cinza, preto, colorido, sua dureza: 7,0 7,5 (Escala Mohz) Sistema de cristalização Hexagonal, Índice de refração 1,610-1,650 Sg 2,9 a 3,3 Dupla refração 0,018 Clivagem 3,2.

 

Turmalina Preta

Turmalina Preta

A TURMALINA PRETA

A Turmalina Preta tem baixo valor comercial, porque sua dureza é muito baixa ,sendo assim impossível de se lapidar, então como é natural é muito usada na Indústria de cosmético, no intuito de ter a coloração preta

 

SEU USO

Por apresentarem sempre translucidas, são sempre lapidadas em forma de facetas, as cores vermelhos, azuis, e multicoloridas e a melancia são as mais conhecidas e populares, são usados na fabricação de anéis, pingentes, brincos, em pedras pequenas são fabricadas as pulseiras.

Turmalina Melancia

Turmalina Melancia

TURMALINA MELANCIA

 

A Turmalina Melancia é uma das mais famosas visto que é a única na natureza que naturalmente tem duas ou mais cores e tons.

SUAS DENOMINAÇÕES

Diante de tantas variedades de cores, tem também uma variedade de nomes com o passar dos tempos sendo:

 

ACROITA é incolor ou quase incolor muito rara.

 

DRAVITA amarelo castanho e castanho escuro

 

INDIGOLITA OU INDICOLITA Tem sua cor Azul do claro ao escuro.

Turmalina Paraíba.

Pedra Preciosa Turmalina Paraíba.

 

TURMALINA CANÁRIO sua cor amarelo brilhante

 

TURMALINA OLHO DE GATO Tem o efeito de olho de gato.

 

DRAVITA nas cores amarelo castanho e castanho escuro.

 

ELBAITE (devido a Ilha de Elba/ Itália) Turmalina com lítio.

 

RUBELITA do vermelho para o rosa.

 

TURMALINA PARAÍBA  Com sua cor Azul neon, variedade descoberta no Brasil em 1989, tem sido desejado em todos os cantos do mundo visto sua beleza e raridade.

TURMALINA MELANCIA  Tem sua cor característica com centro vermelho e camada externa verde ou vice versa, sua beleza natural é apreciada por todos.

Conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA. CLIQUE AQUI

TRATAMENTOS

Com tratamento térmico tem conseguido melhorar as cores das Turmalinas de acordo com a procura do mercado, sendo que estas modificações apenas alteram as cores permanecendo sua característica química.

 

Outro nomes dados a Turmalina

 

 

 

Turmalina bicolor.

Pedra Preciosa Turmalina Bicolor.

FONTES DE TURMALINAS

Suas reservas e retiradas estão no Afeganistão, Paquistão, Rússia, Birmânia, (Mianmar), Sri Lanka (Ceilão), e nos EUA 9 Califórnia e Maine), temos ainda vários países da África como produtores de Turmalinas.

 

 

 

Leia também:

Pedra Esmeralda

Se você gostou desta matéria, RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK
EXCLUSIVO PARA VOCÊ:

AS 12 PEDRAS BRASILEIRAS MAIS FAMOSAS

 

 

Conheça Também
Outros Artigos

Conheça também os nossos cursos